30 minutinhos de atividade física diários já ajudam, diz estudos

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Estudos afirmam que pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente já são o suficiente para promover melhorias na saúde e condicionamento físico.

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É isso mesmo. Existem diversas evidências científicas que afirmam que praticar atividades físicas moderadas (caminhar, por exemplo) durante um período como 30 minutos diários, trazem benefícios substanciais para a saúde.

A Associação Americana do Coração (AHA)e o Colégio Americano de Ciências do Esporte (ACSM) são apenas alguns dos muitos grupos que recomendam essa fórmula dos 30 minutos.

De acordo com as evidências, esse padrão de tempo foi escolhido porque, se feito de forma regular, reduz de forma significativa o risco a doenças crônicas e que ainda assola a população, tais como:

  • Doenças Cardíacas
  • Câncer
  • Derrame
  • Hipertensão Arterial
  • Diabetes

Sem contar outras muitas razões que podem contribuir para que você não pare de se exercitar, do campo emocional, do social e do laser.

Vale lembrar que, para aqueles que não tem o hábito de praticar nenhuma atividade física, 30 minutos acaba não sendo tão difícil, até que se adquira este excelente hábito.

Aí vão 3 dicas para você começar uma atividade, por mais leve que ela seja, mas que ajudam no seu condicionamento e preparo do corpo para aumentar gradativamente.

1. Vá a pé ou de bicicleta

Se você é daqueles que faz tudo de carro ou de moto, que tal trocar pela caminhada?

Sem exageros, às vezes, por conta de 2 quarteirões, vamos à padaria ou outros locais com ajuda de veículo, por pura preguiça. Faça estas pequenas trocas no dia a dia e sinta a diferença.

2. Seja persistente

Não perca o foco. Se for o caso, mude os caminhos de suas caminhadas, ou mude a atividade, mas deixe que ela se torne uma rotina, um hábito em sua vida. A medida que seu corpo vai se adaptando à nova rotina, a tendência é o exercício se tornar mais fácil e prazeroso.

3. Cuide de sua saúde

Se você sempre foi sedentário, antes de mudar radicalmente os padrões de atividade física, especialmente se você planeja fazer algo mais intenso, aconselhamos se certificar com o seu médico e confirmar se você está apto para este tipo de esforço. Ok?

Ok, mas que tipo de atividade eu posso fazer em 30 minutos?

Você pode optar por diversas atividades, desde uma caminhada pelo bairro, até a frequentar uma academia ou contratar um personal trainer para ajudar você a manter o foco e a atingir os seus objetivos.

Quer sugestões? Aí vão algumas:

  1. Caminhada com passos acelerados
  2. Subida/descida de escada
  3. Ginástica  coletiva
  4. Bicicleta
  5. Esteira
  6. Musculação
  7. Treinamento Funcional
  8. Pilates
Blog Minas Fit Academia - imagem ilustrativa - caminhada

Se você chegou até aqui, é porque se interessou neste assunto e está propenso a apostar nos 30 minutinhos diários, que com certeza melhorarão o seu condicionamento físico, seu tônus muscular, além de aliviar o stress e oxigenar o seu cérebro.

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Então, não espere mais! Comece agora mesmo a praticar atividades físicas, para o bem de sua saúde e vitalidade.