A importância do professor de Educação Física para o desenvolvimento da criança

Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça a importância do professor de educação física na infância e como ele pode ajudar às crianças a crescerem saudáveis, através da educação física na idade escolar

Professora orientando alunos – imagem ilustrativa

Dando continuidade à série de posts em homenagem à semana do profissional de educação física, após falarmos a sua importância de modo geral e da sua participação no processo de emagrecimento, hoje mostraremos o valor destes profissionais para o desenvolvimento das crianças, logo nos primeiros anos de vida.

Antes de citar mais profundamente a importância deles, no entanto, é preciso esclarecer como a atividade física orientada, já nos primeiros anos de vida, é fundamental para o desenvolvimento da criança, dando suporte para melhorar a vida adulta.

Vamos lá? 😉

A Educação Física na idade escolar

Quem é que nunca se lembra dos professores que tivemos nos primeiros anos da escola, não é mesmo? Indo mais além, dos professores de educação física que faziam aquelas “brincadeiras” e organizavam jogos e competições, em momentos pra lá de divertidos.

Imagem ilustrativa

Mas o que talvez não soubéssemos é que todas aquelas brincadeira de que estamos falando faziam parte de um plano estratégico para o nosso crescimento.

É isto mesmo: as atividades físicas e lúdicas na fase da infância possui um papel fundamental no desenvolvimento da criança no decorrer de sua vida, auxiliando positivamente nas habilidades cognitivas e comportamentais.

A educação física na educação infantil é garantida pela Lei nº 9394/96, que estabeleceu uma série de diretrizes para a sua inserção, já nos primeiros anos de vida das crianças nas escolas, inclusive abaixo dos 6 anos.

Estudos já afirmaram a importância das crianças terem contato com diversas experiências desde cedo, apresentando-as ao mundo, onde ela começa a se relacionar no meio social. Para isso, as atividades físicas nesta idade contribuem muito com este objetivo.

Embora esta tarefa pareça ser um tanto quanto difícil, já foi comprovado também que se consegue isto de forma mais prazerosa, através de brincadeiras, jogos e esportes. E os benefícios vem logo em seguida, para acompanhar a criança pela vida toda. Citamos alguns:

  • estimula a imaginação;
  • desenvolve o aprendizado;
  • melhora a concentração;
  • ensina o respeito às regras e normas;
  • ensina o respeito às pessoas e às diversidades;
  • melhora a autoconfiança e a autoestima;
  • estimula a criação de hábitos saudáveis;
  • ensina a importância do trabalho em equipe;
  • ensina valores como perseverança, disciplina, respeito, solidariedade, ética, honestidade;
  • e muito mais.

Sempre falamos por aqui da importância da prática regular de atividade física, e agora, o quanto ela poderá ajudar a criança a se tornar um adulto saudável, com virtudes e qualidades que vão ser úteis para o enfrentamento das diversas situações da vida.

A importância do profissional de educação física na educação infantil

A importância do profissional de educação física, então, é, mais uma vez, essencial.

É fato que todos estes benefícios não poderiam ser alcançados se não existisse a figura do professor de educação física, certo?

Isso porque, as atividades como um todo, precisam ser elaboradas e monitoradas, de modo que cumpram o seu papel inicial, e não se torne um pesadelo para as crianças. Afinal, o objetivo é o mais nobre possível.

Portanto, a figura do profissional de educação física na infância é muito mais que fundamental para esse esse processo de desenvolvimento das crianças que citamos. Desenvolvimento este que vai muito além do aspecto motor, mas também dos aspectos cognitivo, afetivo e social.

Conclusão

No post de hoje, buscamos algumas referências científicas sobre a importância não somente do profissional de educação física, mas das atividades físicas em si no processo de desenvolvimento das crianças.

Pudemos conhecer os inúmeros benefícios que a atividade física pode trazer para a vida adulta quando praticadas desde a infância.

Desta forma, mamães, papais, nossa intenção aqui na Minas Fit é que vocês aprendam e entendam esta importância e não deixem apenas nas mãos das escolas a construção desse hábito que só irá trazer benefícios para os seus filhos.