Combater a pressão alta com atividade física. Quem topa?

Tempo de leitura: 6 minutos

A Hipertensão afeta mais de 32% da população brasileira. Saiba como a atividade física pode ajudar a prevenir este mal. Confira neste post tudo o que você precisa saber sobre a doença e como a atividade física pode ajudar a prevenir e controlar!

No dia 26 de abril é comemorado o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão.

Com tanta correria no dia a dia, às vezes não nos damos conta do quanto este mal pode prejudicar a nossa saúde.

De acordo com dados divulgados no banco de dados mundial de hipertensão, atualmente, 32% da população adulta brasileira (cerca de 36 milhões de pessoas), têm hipertensão. Desses 36 milhões, segundo estatísticas, somente 50% sabem que são hipertensos, dos quais apenas 50% se tratam. Números alarmantes, não é mesmo?

Citamos estas informações para que você, leitor do Blog Minas Fit, possa compreender a real situação de perigo causada pela doença. Continue a leitura deste post e descubra mais sobre a doença e como a atividade física poderá ser a sua aliada na prevenção e no controle deste mal. Vamos lá?

O que é a hipertensão arterial?

A hipertensão ou tensão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins.

É caracterizada quando a pressão arterial está acima dos níveis considerados normais, ou seja, a famosa “pressão alta”.

Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (consumo excessivo de sal), o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e, em alguns casos, fator hereditário (pessoas com pais hipertensos têm 30% de chances de também ser hipertenso, segundo pesquisas médicas já realizadas).

Quais os sintomas?

De acordo com informações do Ministério da Saúde, os sintomas costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito, e podem ocorrer:

  • dores no peito,
  • dor de cabeça,
  • tonturas,
  • zumbido no ouvido,
  • fraqueza,
  • enjoos,
  • visão embaçada e
  • sangramento nasal.

Como é feito o Diagnóstico?

Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

Como prevenir e controlar?

A hipertensão infelizmente não tem cura, mas a boa notícia é que tem tratamento e pode ser controlada! Somente o seu médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

  • Manter peso adequado e ideal para sua estatura física;
  • Reeducar a alimentação, com vistas a diminuição do sal e consumo de alimentos saudáveis;
  • Praticar a atividade física regularmente;
  • Aproveitar momentos de lazer;
  • Parar de fumar;
  • Moderar o consumo de álcool;
  • Evitar alimentos gordurosos;
  • Controlar o diabetes.

Como a atividade física pode ajudar?

Sempre fazemos questão de ressaltar, pintar, colorir e desenhar 🙂 a importância das atividades físicas na nossa vida. Os benefícios são infinitos, e vão desde aos físicos até aos mentais e psíquicos.

Da listagem acima, de como prevenir e controlar, veja como a atividade física pode ajudar:

Manter peso ideal

A atividade física queima as calorias em excesso, regulando a sua massa corporal de acordo com suas necessidades.

Reeducar a alimentação

Com a prática regular de atividade física, naturalmente o nosso corpo pede um tipo diferente de alimentação, rica em vitaminas e alimentos saudáveis. A prática de exercícios acaba nos levando a desejar e a querer modificar os hábitos alimentares. Não se esqueça de obter orientação nutricional sempre que possível, com nutricionista ou seu médico.

Aproveitar momentos de lazer

Quem não gosta de uma caminhada em grupo, uma corridinha ou algum esporte em grupo? Mesmo sendo na academia, os momentos de lazer são inevitáveis: trazem felicidade, bem estar e o principal: saúde.

Parar de fumar

Há quem diga ser muito difícil abandonar o fumo. Ao controlar a ansiedade, de forma geral, a atividade física poderá ocupar a sua mente, de modo que você possa diminua ou até mesmo se esquecer da vontade de fumar. Claro que a sua força de vontade também conta! 🙂

Moderar o consumo de álcool

Quando entramos de vez no mundo das atividades físicas, encontramos muito mais prazer em momentos saudáveis do que aqueles que envolvem o consumo excessivo de álcool, não é mesmo?. Não estamos falando de radicalismo, mas de equilíbrio, ok? 🙂

Evitar alimentos gordurosos

Que muitas pessoas gostam de um torresminho ou outros alimentos ricos em gordura a gente já sabe… Mas, como falamos no item anterior, o equilíbrio é fundamental. Ter uma vida ativa nas atividades físicas deixa a nossa consciência atenta e vigilante para que a gente não “pise na jaca”.

Controlar o diabetes

Como em quase todas as doenças, a atividade física atua positivamente, e com o diabetes não poderia ser diferente. De acordo com estudos, o exercício físico melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos e ajuda a prevenir problemas associados ao diabetes, como alterações na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins e coração.

Conclusão

Bom, acho que não preciso dizer mais nada sobre isso, não é mesmo? Mas não se preocupe, a gente não cansa. Comece a praticar atividade física agora, hoje! Você vai perceber que os benefícios transcendem o que estamos falando nos nossos posts, e é por isso que estamos firmes na nossa missão por aqui.

Por aqui, na Minas Fit Academia, além da tradicional musculação, você tem acesso à diversas aulas coletivas em um ambiente com uma energia que somente frequentando você consegue compreender o que estou falando.

Quero começar

A gente sabe também, que talvez você não goste muito de frequentar academia, e isso não pode ser uma desculpa para não se exercitar.

Existem muitas atividades que podem ser feitas fora da academia, e uma delas é a caminhada: traz inúmeros benefícios e já é o suficiente para você conseguir bons resultados.

Ah, não posso deixar de lembrar que é muito importante consultar um médico para monitorar sua pressão e estar sempre por dentro de como anda a sua saúde e quais são as atividades físicas você poderá praticar sem restrições. Fica a dica! 😉

Gostou do artigo? Compartilhe com um amigo e deixe o seu comentário! 🙂