Entrevista: o que você precisa saber sobre o Muay Thai, a arte milenar que trabalha corpo, mente, disciplina e respeito

Tempo de leitura: 5 minutos

Na semana passada, dezenas de alunos do Muay Thai da Minas Fit Academia receberam a sua primeira graduação, a de grau branco, como é chamada no ramo.

E o que isso significa para a Minas Fit?  Significa muito, porque o Muay Thai é uma arte marcial que trabalha muitas coisas, não apenas no quesito físico, mas emocional e aspectos que envolvem disciplina, respeito e sabedoria.

Aliás, é muito comum nas artes marciais esse tipo de trabalho, pois o objetivo não é capacitar o aluno a saber golpes ou a se preparar para “uma briga”, mas entender que a defesa pessoal vai muito além disso, vai principalmente na linha do respeito.

Leia também: O que é o Muay Thai?

Percebemos uma interação muito grande entre os alunos do Muay Thai, e por isso, o Blog Minas Fit entrevistou o professor O professor Flamarion Castro, que é grau preto pela Confederação de Muay Thai do Brasil (CMTB) e coordena as aulas de Muay Thai na academia. Confira:

Blog Minas Fit: O que diferencia o Muay Thai das demais artes marciais?

Prof. Flamarion: A arte marcial Muay Thai, também conhecida como a arte das 8 armas, é considerada uma das artes de combate em pé mais completas por possuir golpes muito fortes e eficientes com os punhos, cotovelos, joelhos e canelas. Isso se torna um fator que a diferencia.

Blog Minas Fit: Quais as características do Muay Thai?

Prof Flamarion: O Muay Thai é uma arte marcial tailandesa com mais mais de 2000 anos que foi desenvolvida para povo tailandês se defender de ataques de outras nações. Naquele tempo, as técnicas eram utilizadas como “armas”, e veio se modificando, ao longo dos anos, até se tornar o que ela é hoje. 

Essa modalidade se caracteriza, como eu já disse, pelo uso combinado da técnica e da força dos membros do nosso corpo, como o uso dos punhos, cotovelos, joelhos e canelas. Juntando técnicas, os praticantes têm excelente preparação física e mental, o que faz dessa luta, poderosa e eficaz.

Blog Minas Fit: Vamos falar sobre as técnicas. Quais técnicas são utilizadas no Muay Thai?

Prof Flamarion: Como eu disse, utilizamos muitos golpes com o nosso próprio corpo. Vou tentar explicar cada uma delas.

Os socos

Retos, cruzados, uppercuts e socos giratórios saltados são todos muito potentes. Trabalham diversas partes do nosso corpo, e nos deixa muito mais atentos.

As cotoveladas

É considerada a arma mais destruidora da modalidade, pelo grande poder de corte ou nocaute que possui. 

As joelhadas

Podem ser aplicadas na linha do abdômen, do rosto, em forma de saltos ou em posição de clinch. Poderosa técnica de defesa, que também trabalha e desenvolve muitas partes do corpo.

Clinch

É a posição onde o atleta segura o oponente pelo pescoço ou pelo braço, para desferir golpes de joelho ou cotovelo. 

Chutes

São considerados os chutes mais potentes das artes marciais por serem golpeados com a parte mais dura da canela, podendo ser utilizados frontais ou giratórios.

Blog Minas Fit: Como o Muay Thai pode ajudar no emagrecimento?

Prof Flamarion: Aliada a uma alimentação balanceada a arte marcial irá possibilitar uma perda de gordura considerável, mantendo sua massa magra em níveis satisfatórios. Um treino de Muay Thai de 1 hora consecutiva, você poderá perder até 800 gramas. Claro que isso depende muito de cada organismo, mas os resultados são satisfatórios.

Blog Minas Fit: Como o Muay Thai pode ajudar a combater o stress do dia a dia?

Prof Flamarion: Por ser uma arte marcial que, além de treinar os golpes e cobrar a prática da disciplina e do respeito ao oponente, lhe ajuda com a inclusão social, proporcionando novas amizades, alívio imediato do stress, além de conforto excelente para o seu dia a dia.

Blog Minas Fit: Para quem o Muay Thai é indicado? Quem pode fazer? Existe alguma restrição?

Prof Flamarion: A modalidade é liberada para todas as pessoas. Não existem restrições. Aqui na Minas Fit, a única restrição é para as crianças. Somente acima dos 12 anos que elas podem praticar. No mais, está liberado. É importante ressaltar que toda atividade física deve ser autorizada por um médico. Existem casos muitos específicos que determinadas pessoas têm certas restrições. Por isso, recomendo que você mantenha seu check up de saúde em dia.

Blog Minas Fit: Quais os pré-requisitos para praticar Muay Thai? 

Prof Flamarion: De início bandagens para as mãos, luvas e caneleiras. Sem contar disposição e muita vontade de aprender. Os benefícios, você sente no dia a dia nos treinos.

Ficha técnica:

Flamarion Castro é o coordenador e professor das aulas na Minas Fit Academia. É graduado pela Confederação de Muay Thai do Brasil (CMTB), grau preto, e possui um cartel de mais de 20 lutas, sendo 14 vitórias e 13 nocautes. Atualmente também é dono de uma equipe de lutadores de Muay Thai: a Equipe FC Team College.

Pela entrevista que fizemos com o prof Flamarion deu para você ver o quanto o Muay Thai é valioso tanto para a sua saúde Física e mental, não é mesmo? E mais: além disso, a arte marcial trabalha questões fundamentais como o respeito, disciplina e sabedoria, o que é muito importante para as nossas relações nos dias de hoje.

Que tal fazer uma aula experimental? Temos certeza de que você irá se apaixonar! Clique no link abaixo, preencha o cadastro e receba nosso contato com uma oferta para você não adiar e começar o quanto antes. Vamos lá? Compartilhe este artigo com quem você gosta!

QUERO COMEÇAR PRATICAR MUAY THAI