Entrevista: Tire Suas Dúvidas Sobre Musculação Na Minas Fit Academia

Tempo de leitura: 8 minutos

A Musculação é uma das principais atividades não só na Minas Fit Academia, como também em milhares de academias mundo afora. Tire todas as suas dúvidas!

Professor João Paulo Benedito – Coordenador Técnico Minas Fit Academia

Na Entrevista de hoje, nosso Marketing entrevistou o professor João Paulo Benedito da Silva, coordenador técnico e que faz parte do time da Minas Fit desde quando foi fundada, em 2015, que vai falar de forma um pouco mais detalhada sobre a Musculação, a principal modalidade não só na Minas Fit, mas de quase todas as academias mundo afora.


Índice das perguntas

  1. Quais são os benefícios para quem pratica musculação? Existe alguma restrição?
  2. Muitas mulheres acham que musculação vai fazer com que elas fiquem “musculosas”. O que você tem a dizer sobre isso?
  3. Musculação ajuda a perder peso?
  4. Como é a atuação da musculação no processo de emagrecimento?
  5. Muitos falam no tripé da musculação que é o treino, a alimentação e o descanso. Explique como funciona esse tripé?
  6. Qual é a idade mínima recomendada para a prática da musculação?
  7. Musculação trabalha apenas a força? É possível que trabalhe outras questões como as áreas de flexibilidade e cardiovascular?
  8. Quais são os principais cuidados que os praticantes da musculação devem tomar?
  9. O que é Overtraining? Quais os problemas que podem ocasionar em decorrência dele?
  10. Como é o treinamento de musculação na Minas Fit? O que é importante para a academia?

Blog Minas Fit: Quais são os benefícios para quem pratica musculação? Existe alguma restrição?

Prof. João Paulo: A prática da musculação, quando bem orientada, traz muitos benefícios aos praticantes, além de importantes alterações fisiológicas no organismo. Entre muitos benefícios, destaco alguns:

  • aumento da força e da resistência muscular;
  • hipertrofia muscular;
  • melhorias na estética;
  • ganhos específicos para fins desportivos.

Sobre as Restrições, elas são verificadas somente mediante avaliação física prévia e/ou orientação médica.

Blog Minas Fit: Muitas mulheres acham que musculação vai fazer com que elas fiquem “musculosas”. O que você tem a dizer sobre isso?

Prof. João Paulo: Depende da inserção do termo “musculosas” (risos). Se a prática da musculação for para alguma modalidade específica (fisiculturismo, por exemplo), seria muito interessante.

Mas, este medo (um mito, na verdade) é que precisamos desconstruir.

A estrutura muscular feminina obviamente é diferente da masculina, devido a ação da testosterona, hormônio que se encontra em maior quantidade no homem.

Com isso, as alterações nas mulheres, consequentemente diferentes. Vale destacar, que existem muitos benefícios da prática, também pelas mulheres, como exemplo, a perda de gordura.

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Blog Minas Fit: Musculação ajuda a perder peso?

Prof. João Paulo: Sim! O treino de musculação contribui de forma significativa no processo de emagrecimento/perda de peso.

É preciso uma estrutura de treino elaborada para este fim, individualizada, com alguns aspectos importantes a serem levados em consideração: um bom exemplo é a utilização de exercícios multiarticulares (várias articulações) e intensidade de treinamento.

Blog Minas Fit: Como é a atuação da musculação no processo de emagrecimento?

Prof. João Paulo: Devemos considerar que, após uma sessão de musculação, ocorre um gasto calórico advindo de um grande stress no organismo gerado pelos exercícios. Nesse processo, ocorre uma importante queima de gordura como combustível. No entanto, tudo dependerá de uma boa ‘manipulação’ das metodologias, do volume e da intensidade do treinamento.

Blog Minas Fit: Muitos falam no tripé da musculação, que é o treino, a alimentação e o descanso. Explique como funciona esse tripé?

Prof. João Paulo: Para se obter resultados significativos é preciso conhecer e seguir o “tripé da musculação”, que tem como base o TREINAMENTO, ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DO SONO. 

TREINAMENTO: seguir uma boa periodização para obter o máximo de rendimento nos treinos.

ALIMENTAÇÃO: deve-se ter uma alimentação específica para cada fase do treinamento. Para isso é indispensável a consulta a um(a) nutricionista.

SONO: é fundamental ter boas noites de sono, pois é durante esse período que nosso organismo recupera-se do treinamento e também libera hormônios importantes para o desenvolvimento muscular.

Blog Minas Fit: Qual é a idade mínima recomendada para a prática da musculação?

Prof. João Paulo: Estudos científicos têm quebrado conceitos antigos como “musculação atrapalha no crescimento”, dentre outros.

O que devemos levar em consideração é a maturidade da criança ou do adolescente, e saber se ela está pronta pra ser inserida num programa e/ou sala de musculação.

Na minha visão, a melhor maneira de inserir uma criança na modalidade é através de acompanhamento de perto de um Personal Trainer ou com um trabalho em grupo, com treinamentos específicos e de forma progressiva.

Blog Minas Fit: Musculação trabalha apenas a força? É possível que trabalhe outras áreas como as de flexibilidade e cardiovascular?

Prof. João Paulo: É possível afirmar que a musculação, a longo prazo é eficiente para melhorar ou auxiliar outras valências físicas, pois ela também atua no controle da pressão arterial e impede a evolução do grau de hipertensão.

Porém, existem metodologias e especificidades para treino de flexibilidade e cardiovascular. Essa manipulação de treino irá depender de um bom profissional que saiba suas diferenças e momento certo de aplicação.

Blog Minas Fit: Quais são os principais cuidados que os praticantes da musculação devem tomar?

Prof. João Paulo: Primeiramente é recomendável uma supervisão profissional para uma adequação precisa e necessária para cada indivíduo.

Dentre vários cuidados que o praticante precisa tomar, cito alguns básicos:

  • realizar aquecimento específico
  • controlar volume e intensidade dos treinos;
  • executar os movimentos corretamente para evitar lesões em, médio e/ou longo prazos;
  • evitar exageros e excesso de treinamento, que pode ser prejudicial e atrapalhar os objetivos do praticante.

Blog Minas Fit: O que é Overtraining? Quais os problemas que podem ocasionar em decorrência dele?

Prof. João Paulo: Primeiramente, o overtraining se trata de um desequilíbrio entre treinamento e recuperação. Historicamente o overtraining tornou-se um problema no esporte de alto rendimento.

É de grande importância que profissionais de qualquer modalidade entendam os sintomas e elabore as estratégias adequadas para que os atletas não cheguem a esse quadro.

Overtraining ou over-reaching de curto prazo pode ser reversível dentro de dias ou semanas.

Blog Minas Fit: Como é o treinamento de musculação na Minas Fit? O que é importante para a academia?

Prof. João Paulo: Na Minas Fit temos um padrão estabelecido para realização de treinos. Partimos de uma anamnese (uma espécie de questionário) para saber o perfil do nosso aluno, seus objetivos, suas limitações e/ou observações médicas, sua frequência de treinamento, para, em seguida, realizarmos a avaliação física.

A partir desses dados coletados na anamnese, o profissional responsável pelo aluno irá elaborar os treinos com metodologias progressivas, tendo como base o programa de treino exclusivo da Minas Fit, conhecida como a Ficha de Treinamento.

Ficha técnica:

Com formação acadêmica em Educação Física pela FAGAMMON (2009), João Paulo se especializou em três grandes áreas: Treinamento Desportivo, Fisiologia do Exercício e Avaliação Física e Personal Trainer, bagagem bastante enriquecedora para o time da Minas Fit.

Além de atuar como professor e instrutor de musculação, João Paulo também é o coordenador técnico da Academia. Na prática ele é o responsável pelo monitoramento da metodologia adotada pelos professores e acadêmicos em suas atividades de orientação e acompanhamento dos alunos.

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Se você não conhecia muito bem os benefícios e o quão sério é a musculação como aliada para o seu objetivo e para a conservação de sua saúde, agora deve ter clareado muita coisa, não é mesmo?

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