O horário de verão chegou. Que tal utilizar esta mudança ao seu favor? Confira 7 dicas que temos para você

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Você é daqueles que custa a se adaptar com o horário de verão? Confira, neste post, 7 dicas infalíveis que vão ajudar você a tirar o melhor proveito do novo horário pelos próximos meses.

Horário de verão - Minas Fit Academia
Horário de verão – Minas Fit Academia

O horário de verão chegou. A partir da meia noite deste domingo (4/11) você deverá adiantar o seu relógio em 1 hora, ou seja, quando der meia noite, pule para 1 hora da manhã. A previsão oficial de duração é de até sábado, dia 16 de fevereiro de 2019, às 23h59, quando os relógios deverão ser atrasados, novamente, em 1 hora.

Atipicamente, este ano a estratégia que tem como principal objetivo economizar energia elétrica, foi adiada duas vezes pelo governo federal. O primeiro adiamento, foi pedido pelo TSE, em razão das eleições. Já o segundo, foi por decorrência da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para não confundir os candidatos com as alterações nos horários.

O que é o horário de verão?

O horário de verão é a prática de adiantar os relógios em uma hora durante os meses do verão, com o objetivo de fazer com que a luz do dia seja utilizada também durante o início da noite, contribuindo significativamente para a economia de energia elétrica.

Aqui no Brasil, seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético neste horário, que é o horário o de as pessoas chegam do trabalho, utilizam luz e chuveiro.

Utilize o horário de verão ao seu favor

Amado por alguns e detestado por outros, devemos concordar que, com a crise de água, e o preço elevado da energia, qualquer economia é bem-vinda, não é mesmo?

Pensando em tantas mudanças e aquela pequena demora que temos em acostumar com o novo horário, preparamos algumas dicas que podem ser úteis e ajudar você a usar o horário de verão ao seu favor. Vamos lá?

Dica #1: Coloque o despertador em modo soneca, 20 minutos antes da hora de acordar

Se acordar cedo já é difícil no horário convencional, imagina agora, não é mesmo? Nossa dica é que durma mais cedo e coloque o seu despertador para começar o seu trabalho 20 minutos mais cedo. E ative o recurso soneca para não correr o risco de desligá-lo ainda dormindo e perder a sua hora.

Com o barulho despertador e o próprio processo de despertar, nosso corpo aumenta a produção de cortisol, hormônio que sinaliza o estresse. Desse modo, ao ficar 20 minutos na cama fazendo aquela “horinha” antes de levantar, você consegue diminuir o estresse gerado pela mudança de horário.

Dica #2: Observe sua alimentação

Temos um horário biológico e ele certamente não acompanha a mudança do horário de imediato. Assim, redobre a atenção com os horários que se alimenta, pois, a mudança do horário pode fazer com que você perca o hábito e assim desencadear um hábito desregrado de alimentação. Seja forte!

Dica #3 Treine logo pela manhã e desperte todo o seu corpo

Atividades aeróbicas logo cedo, como as aulas de spinning, por exemplo, é uma excelente dica para que você desperte todo o seu corpo para o dia. Tudo isso porque a forma animada e empolgante que é conduzida, faz com que seu corpo entre no ritmo e expulse a preguiça.

Dica #4: Beba MUITA água

Essa dica vale para todos os dias do ano e a gente sempre bate nesta mesma tecla, principalmente no horário de verão. Com as temperaturas mais elevadas, nosso organismo transpira e perde mais água. Caso você não aumente a ingestão desse líquido, seu corpo pode ficar desidratado, aumentando a sensação de cansaço e dificultando a recuperação pós-treino.

Dica #5: Aproveite a claridade após o expediente

Com o horário de verão, até próximo de 20 horas ainda está claro, não é mesmo? Uma dica é que você aproveite esta claridade para continuar se exercitando, fazendo, por exemplo, uma caminhada. É uma ótima dica para se livrar do stress do dia a dia do trabalho. Bora lá?

Dica #6: Durma mais cedo

Está aí algo óbvio mas que dificilmente a gente faz. Como acordamos mais cedo, teoricamente deveríamos dormir mais cedo, certo? Pois bem, o que acaba acontecendo é que nos envolvemos com tantas coisas que acabamos deixando para dormir mais tarde, nos esquecendo que antes o que era meia noite, agora são uma da manhã. Então, faça um esforço. Se quiser zelar para que o seu dia seguinte seja produtivo e descansado, determine um horário que não seja tão tarde ou tão cedo, e vá dormir! Bons sonhos!

Dica #7: Antes de dormir, desligue tudo

É comum para quem lida com muitas coisas, ter dificuldade de dormir à noite. Pois bem, saiba que a luz dos dispositivos como TV, celular, tablet e notebook desperta ainda mais o seu cérebro e causa insônia. Portanto, a melhor forma de pegar no sono é, no máximo, “contar carneirinhos” no escuro. Isso mesmo, apague a luz, relaxe e deixe o seu corpo descansar.

Se você seguir essas dicas, sofrerá muito menos com o horário de verão. Vale lembrar que os horários de funcionamento das unidades da Minas Fit Academia não sofrem nenhuma alteração. Então, utilize as nossas dicas ao seu favor e saia ganhando com o horário de verão.

E você? Tem algo que faça no horário de verão que também pode nos ajudar no dia a dia? Compartilhe então com a gente, comente este post! =)