Mexa e remexa: hoje é o dia mundial da dança!

Tempo de leitura: 3 minutos

No post de hoje vamos falar um pouco do dia mundial da dança (29 de abril), sua origem e quais os benefícios para a saúde física e mental a dança poderá proporcionar. Continue lendo e confira!

A dança é uma das manifestações artísticas mais antigas que existe. Já tem muito tempo que as “mexidas e remexidas” no corpo têm proporcionado inúmeros benefícios para a saúde, tanto para a física quanto para a mental.

No dia 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança, que muito mais que uma expressão corporal, pode ser uma saída para quem sofre de ansiedade, obesidade, e muitos outros males que prejudicam a nossa saúde.

Um pouco de história

Criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO, a data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês, que foi bailarino e professor de balé, ficando conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.

Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

Dançar “pra ser feliz”

A dança pode ser definida como uma organização rítmica do movimento, ligadas [ou não], à música, embora possam existir separadamente.

E já foi comprovado: dançar pode trazer ao praticante diversos benefícios: terapêuticos, culturais, sociais, educacionais e científicos.

Como já sabemos o que acontece com nosso corpo em toda atividade física, o cérebro libera substâncias que trazem a sensação de alívio, melhorando o humor e o sono, promovendo a saúde mental por meio da alegria e da felicidade, e certamente com a dança não é diferente.

A dança pode ser praticada como uma atividade física, de integração social ou de lazer. Cientistas e estudiosos já deixaram comprovado que dançar faz bem ao corpo, ao coração e à mente, e não demanda nada mais do que um breve tempo do seu dia e uma dose de disposição.

É uma atividade física para todas as pessoas, sem qualquer distinção de sexo, raça ou idade.

Principais Benefícios

  • Queima de calorias
  • Aumento do condicionamento físico
  • Fortalecimento de musculaturas do corpo
  • Fortalecimento dos ossos, evitando a perda óssea (osteoporose)
  • Aumento da frequência cardíaca, auxiliando o coração a bombear mais sangue para o corpo e para os músculos
  • Liberação de substâncias como a serotonina e a endorfina (neurotransmissores do cérebro que liberam sensação de prazer)
  • Redução de dores
  • Melhorias no aprendizado e na disciplina
  • Melhoria na autoestima
  • Melhoria na sensualidade, no ritmo, na flexibilidade, na agilidade e na coordenação motora.

Já deu para perceber que os benefícios vão muito além do bem-estar físico, não é mesmo?

Quebrando tabus

Muita gente se diz tímida para colocar seu corpo em movimento, nós sabemos disso.

São muitos os medos, os preconceitos e os tabus. Mas, queremos dizer que aos poucos, assim que a você começar a dançar, já sentirá uma transformação interna, que logo logo será percebida externamente. “É de dentro para fora que o ser humano se transforma”.

Dança na Minas Fit

Por aqui, muita gente já se livrou da vergonha de dançar, e mexem o corpo com a gente nas aulas de Zumba, Fit Dance e Ritmos.

As aulas de Zumba mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas.

As aulas de Ritmos é uma mistura dos mais variados ritmos, como axé, funk, sertanejo, forró, salsa, hip hop, danças latinas entre outros.

Por fim, as aulas de Fit Dance traz a mistura dos movimentos da musculação transformados em ritmos dançantes dentro da sala de ginástica.

E aí, bora dançar? Venha conhecer nossas modalidades e comece a dançar com a gente.

Quero começar

Referências: