Entrevista: a importância da nutrição correta no processo de emagrecimento

Tempo de leitura: 7 minutos

Entrevistamos a nutricionista Priscila Bergamin que nos esclarece dúvidas sobre o papel da nutrição no processo de emagrecimento

Você certamente já ouviu alguém dizer que é muito mais fácil engordar do que emagrecer, não é mesmo? Além disto, as ‘tentações’ são inúmeras. São muitas comidinhas gostosas e situações quase que impossíveis de se renunciar.

No entanto, entender que estar acima do peso poderá lhe ocasionar diversos problemas de saúde, deve ser o combustível para que você possa enfrentar todas essas ‘tentações’ e tomar uma decisão.

Muitas pessoas procuram academias e acham que simplesmente começando a atividade física já conseguirá perder muitos quilos e alcançar os seus objetivos.

Certamente, no começo, um ou outro resultado você irá alcançar, mas isso não dura por muito tempo. O ideal é que você consuma calorias e as queime, e a melhor forma de fazer isso é praticando atividade física.

Porém, se você continuar comendo sem regras e sem pensar no esforço que está fazendo na academia, todo o seu sonho vai por água abaixo.

Por isso, é fundamental que você comece a se alimentar de forma moderada, ou seja, nutrindo o seu organismo com o que ele realmente precisa, sem excessos, para que os resultados apareçam com os dois esforços: a atividade física e a reeducação alimentar.

Para te ajudar com esta tarefa, trouxemos, no post de hoje, uma entrevista com a Nutricionista Priscila Bergamin, da Clínica Bergamin, que vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre o papel da nutrição no processo de emagrecimento. Vamos lá?

Nutricionista Priscila Bergamin - Lavras MG
Nutricionista Priscila Bergamin – Lavras MG

Blog Minas Fit: Quando o excesso de peso corporal pode ser considerado um risco grave à saúde?

Priscila Bergamin: Existem diferentes formas de constatar o excesso de peso que agem em conjunto com o cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) e também o cálculo da porcentagem que avalia a massa corporal magra e gorda que, ao meu ver, é o mais importante.

Blog Minas Fit: Quando um paciente pode ser considerado obeso?

Priscila Bergamin: De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado do IMC fica acima de 29,9 kg/m2 a pessoa é considerada obesa.

Blog Minas Fit: Quais os males que o excesso de peso e a obesidade podem causar às pessoas?

Priscila Bergamin: O excesso de mortalidade associado à obesidade, decorre, principalmente, da maior ocorrência de doenças  cardiovasculares, associadas à dislipidemia, diabetes, hipertensão e hipertrofia ventricular esquerda. Além de doenças coronarianas, a obesidade se associa a outras inúmeras patologias, inclusive o câncer.

Blog Minas Fit: O que é dieta, reeducação alimentar e qual a diferença entre cada uma delas?

A palavra “dieta” tem origem no latim diaeta, que vem do grego díaita, que significa “modo de vida”.

Reeducação alimentar é o processo de reavaliar os hábitos e comportamentos diante da comida. 

Ao meu ver, são nomeações que cada profissional escolhe para trabalhar com o mesmo intuito dentro na nutrição, que é promover a saúde alimentar.

Blog Minas Fit: Quais profissionais estão aptos a analisar e a prescrever dietas e/ou programas de reeducação alimentar?

Priscila Bergamin: O único profissional habilitado a prescrever dieta, regulamentado pela lei n° 8.234 de 17/09/1991 é o nutricionista, sendo privativa e PROIBIDA a prática da atividade em outras áreas.

Blog Minas Fit: Muitas pessoas copiam dietas da internet ou mesmo do amigo que se consultou com um nutricionista. O que você diz sobre esta prática?

Priscila Bergamin: Dieta é individual. Cada pessoa tem sua rotina e necessidades fisiológicas específicas. A dieta que funciona é a que foi elaborada para você, de forma individual, após levado em consideração os seus anseios, rotinas, cultura e prazeres alimentares.

Blog Minas Fit: 7. Quais os perigos em seguir essas “dietas modinhas” que aparecem na internet?

Priscila Bergamin: O FRACASSO é o principal. A maioria não tem continuidade pelas restrições e privações, muitas delas comprometendo a saúde física e mental.

Blog Minas Fit: Em um programa de treinamento orientado (musculação e ginásticas) para o emagrecimento, qual a importância da nutrição?

Priscila Bergamin: A nutrição tem papel importante para o emagrecimento, hipertrofia e melhoras no desempenho físico. São inúmeros fatores importantes já que, de acordo com estudos, a alimentação chega a ser responsável por cerca de 70% dos resultados.

Blog Minas Fit: Qual a importância de procurar um nutricionista quando se faz uma atividade física com objetivo de emagrecimento?

Priscila Bergamin: A principal importância é calcular um plano alimentar que seja associado à atividade física e às necessidades diárias dos indivíduos, priorizando o objetivo que, neste caso, é o emagrecimento.

Blog Minas Fit: Neste contexto, como é a atuação do nutricionista juntamente com o professor ou personal que coordena o treino do paciente?

Priscila Bergamin: A dieta sempre será subsídio do treino. Então, cabe ao educador físico, montar o seu plano para nós entrarmos com o trabalho direcionado à alimentação.

Blog Minas Fit: Quem faz atividade física com objetivo de emagrecimento, necessariamente, é necessário consumir suplemento? Justifique.

Priscila Bergamin: Nem sempre. O suplemento vem para “suprir” alguns nutrientes que eventualmente faltem no plano alimentar, ou por aversão, tempo, ou ainda, por praticidade.

Creatina - imagem ilustrativa
Creatina – imagem ilustrativa

Blog Minas Fit: Quando a suplementação é indicada e quem poderá prescrevê-la?

Priscila Bergamin: É muito pessoal a indicação de suplementos, muitos de meus pacientes nem consomem pois conseguimos atingir as necessidades alimentares. No entanto, caso seja necessária a utilização, cabe ao nutricionista prescrever.

Blog Minas Fit: Do ponto de vista nutricional, o que é importante observar no pré e pós-treino para quem pratica atividade física com intensidade leve ou moderada?

Priscila Bergamin: Pré e pós treino são refeições importantes e consideradas, muitas vezes, as principais do dia.

Mas, ao meu ver, o que faz com que as respostas físicas sejam positivas é um equilíbrio entre todas as refeições, assim, os objetivos são alcançados com mais êxito.

Blog Minas Fit: Sobre a hidratação, a água exerce algum papel para o emagrecimento?

Priscila Bergamin: Sim, já existem vários estudos que comprovam que a ingestão de água contribui para o emagrecimento. 

Blog Minas Fit: Ela deve ser tomada antes, durante ou depois do treino?

Priscila Bergamin: Sem nos ater somente ao treino, a hidratação deve ser realizada durante todo o dia. O ideal é que cada indivíduo consuma 30 ml de água, por cada quilo do seu peso corporal. Ou seja, se você pesa 80 quilos, o ideal é que você consuma 2,4 litros de água por dia. (faça a conversão aqui)

Blog Minas Fit: Qual é a melhor opção para se hidratar antes, durante e depois do treino?

Priscila Bergamin: A melhor opção para hidratação é a água. No entanto, em casos específicos de exercícios de longa duração, ou que demandem reposição de vitaminas e minerais, indicamos suplementações líquidas ou em gel.


E aí, gostou da entrevista? Saber de todas estas informações é crucial para uma tomada definitiva de decisão em sua vida. Mudar hábitos alimentares e iniciar um programa de atividade física orientado só trará benefícios e muito mais saúde para você.

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Ficha técnica

Ficha técnica: Priscila Bergamin é Nutricionista Esportiva e sócia-diretora da Clínica Bergamin. Possui uma participação efetiva no Instagram, com conteúdos relevantes aos seus mais de 120 mil seguidores. Acesse o perfil aqui.