O que é a capoeira e quais os benefícios para você começar a praticar hoje

Tempo de leitura: 3 minutos

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que diferencia a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

Dados históricos afirmam que a modalidade tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco.

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. Já em 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Capoeira na Minas Fit Academia

A Capoeira é uma modalidade recente na academia. Ministrada e coordenada pelo professor Max Welis Balbino da Cruz, proporciona aos alunos uma completa experiência com a modalidade, já que Max possui uma vivência de quase 20 anos em capoeira.

“digo com toda certeza de que, ministrar aulas de capoeira é uma das melhores  experiências de minha vida. Sou apaixonado pelo que faço pois, muito mais do que ensinar golpes e músicas, como educador, tenho a possibilidade de proporcionar aos meus alunos e alunas, momentos que criam e fortalecem laços socioafetivos”, conta Max em entrevista ao Blog Minas Fit, que completa afirmando o prazer em contribuir para a formação social e cultural dos cidadãos e cidadãs: “É maravilhoso poder participar de sua formação  como cidadão, e também em seu desenvolvimento físico e auxiliando na formação de senso crítico e proporcionando a chance de novas descobertas”.

Continue lendo este blog post que separamos para você incríveis razões para você começar, hoje mesmo, a praticar capoeira. Vamos lá?

Sem restrição de participação

A capoeira pode ser praticada por pessoas de quaisquer idades. É possível encontrar diversos profissionais no ramo com turmas para crianças, idosos, adultos, atletas, etc. Na minas Fit, consulte as opções de turmas disponíveis no momento.

Alivia o stress

Como toda atividade física, a modalidade contribui como uma válvula de escape de maneira lúdica e saudável. É possível melhorar sua qualidade de vida enquanto você se livra desse sentimento.

Trabalha o corpo tudo

Por ser um esporte bastante eclético, trabalha muitas partes do corpo, pois, envolve várias posições durante sua prática. Essas posições trabalham diversos grupos musculares do corpo, o que a torna uma ótima atividade no ponto de vista físico. Imagine a quantidade de benefícios em uma modalidade como esta?

Melhora a flexibilidade

Os movimentos da capoeira são excelentes aliados para o trabalho com a flexibilidade. Nas primeiras aulas pode até ser difícil, mas, com a prática regular da modalidade, o corpo se adapta e a condição física certamente vai melhorando.

Define o corpo

Seus vários movimentos exigem também a força. Como já dissemos, a capoeira trabalha vários grupos musculares. Sendo assim, certamente é uma arte marcial que vai contribuir e muito para quem deseja modelar o corpo.

Estímulo do respeito ao próximo

Todos os movimentos e exercícios da capoeira são praticados com respeito e tolerância. A ideia é estimular o exercício como pratica esportiva, valorizando a cultura do nosso povo e sempre priorizando o respeito mútuo entre os praticantes, respeitando todas as particularidades e limites.

Como viram, são muitos os benefícios do esporte. A ideia não é somente melhorar a saúde e o condicionamento físico. É muito mais do que isso. É se tornar, aos poucos, pessoas melhores, valorizando as nossas raízes e, principalmente, o respeito pela diversidade e pelo próximo.

Quer começar a praticar hoje a capoeira? Clique aqui e saiba mais!