Como os profissionais de educação física podem ajudar no processo de emagrecimento

Tempo de leitura: 3 minutos

Dando continuidade à série de posts sobre o profissional de educação física, hoje trazemos informações relevantes sobre o profissional de educação física e o processo de emagrecimento.

Emagrecer está entre os principais objetivos pelos quais as pessoas buscam atividade física.

Muito além de puras questões estéticas, o processo de emagrecimento é essencial para manter a qualidade de vida, prevenir doenças e balancear a sua saúde.

Embora não seja um processo rápido, emagrecer depende de muitos fatores, e o principal deles é contar com uma orientação que realmente ajude para que os objetivos sejam alcançados.

É nesta hora que muitas pessoas, além de procurar médicos e nutricionistas, recorrem às academias, que contam com a importante intervenção do profissional de educação física, exercendo um papel fundamental na orientação e no acompanhamento dos alunos nesta fase de emagrecimento.



Como o profissional de Educação Física ajuda com o processo de emagrecimento

O profissional de educação física pode oferecer um atendimento personalizado, respeitando a individualidade de cada pessoa, de modo que possam estruturar e planejar exercícios corretos para que o cliente tenha sucesso no processo de emagrecimento.

A sua formação acadêmica contém muitas disciplinas que os preparam para estas tarefas, o que nos dá muita segurança para confiar neles, não é mesmo? 

Só para vocês terem uma ideia, dentre as principais disciplinas que os profissionais de educação física estudam antes de formar, estão:

  • anatomia (noções gerais sobre a anatomia do corpo humano)
  • desenvolvimento motor (desenvolvimento humano desde o nascimento até a vida adulta com ênfase no movimento)
  • metodologias específicas de todos os tipos de atividade física (ginásticas, musculação, lutas, treinamentos específicos, esportes, e muitos outros).

Esses conhecimentos os permitem “vasculhar” o nosso corpo, nosso funcionamento, nossos movimentos, para que eles aprendam e elaborem as melhores estratégias para nos ajudar a emagrecer.

Explicando um pouco mais, ao conhecer as necessidades dos seus alunos focadas no emagrecimento, o profissional de educação física tem um trabalho intenso, que é aprender a rotina, os hábitos do dia a dia, os hábitos alimentares para entender o estado inicial do aluno, de modo que possa elaborar o melhor treino para que as metas sejam alcançadas.

Em geral este processo ocorre na avaliação física, um protocolo essencial nas academias, exatamente para que o profissional de educação física possa conhecer e entender as rotinas das quais falamos, e só depois começar a traçar as estratégias.

QUERO COMEÇAR A TREINAR NA MINAS FIT

Conclusão

A informação passada no post de hoje foi básica: o profissional de educação física possui uma importância fundamental no processo de emagrecimento. 

Este post é parte de uma série de posts em comemoração à semana do Profissional educação física, marcada pelo seu dia, que foi dia 1º de setembro.

Que tal começar um programa de atividade física para te ajudar no emagrecimento? Clique no botão abaixo, deixe os seus dados que nossa equipe entrará em contato com uma oferta especial.