Profissional de Educação física: conheça a importância destes profissionais em nossas vidas

Tempo de leitura: 5 minutos

Dia 1º de Setembro é marcado pela comemoração do Dia do Profissional de Educação Física, ou simplesmente dia do Professor de Educação Física. Mas, você sabe a importância que este profissional tem em sua vida?

Para comemorar esta data tão importante para nós, estamos lançando hoje, uma série de posts informativos sobre o profissional de Educação Física. Vamos falar de todos os aspectos que você precisa saber sobre eles, e entender o quanto eles significam na vida de todos nós.

Minas Fit Academia – Prof. Luan Marcos orientando a atividade de um dos alunos

Quem é o profissional de Educação Física?

Embora este profissional esteja atuando na vida das pessoas há muitos anos, a profissão é relativamente nova. Foi regularizada a nível nacional no dia 1º de Setembro de 1996, através do Decreto de Lei nº 9.696. Porém, somente em 2006 que a data dia foi oficializado como data comemorativa, com a Lei nº 11.342.

O profissional de Educação Física é o profissional de nível superior que tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas.

É seu trabalho coordenar, planejar, orientar, acompanhar e supervisionar as pessoas durante a prática de atividades físicas, desde as mais leves até as mais intensas, como as de alto rendimento. 

Os públicos são os mais variados possíveis, e citamos alguns:

  • crianças em idade escolar, tendo os primeiros contatos com as atividades físicas;
  • atletas profissionais que querem melhorar o seu rendimento;
  • pacientes que buscam a recuperação de movimentos;
  • portadores de deficiência física;
  • idosos que necessitam de cuidados específicos.

A importância do profissional de Educação Física

A importância deste profissional faz muito mais sentido quando analisamos o valor que a atividade física tem em nossa vida.

É por meio da prática regular de atividades físicas que conquistamos saúde e qualidade de vida, além de prevenirmos doenças como a obesidade, a hipertensão, o diabetes, e outras doenças cardiovasculares e respiratórias.

Assim, esse profissional, que tem conhecimentos e habilidades para orientar e coordenar estas atividades atuam como verdadeiros incentivadores dessa prática saudável em nossas vidas.

Receba nossos conteúdos de Primeira mão.
Cadastre-se na nossa Newsletter.

Imagem Ilustrativa – Shutterstock

Onde atua o Profissional de Educação Física?

Os profissionais de Educação Física têm espaço no mercado e podem atuar em diversos segmentos, dentre eles academias, escolas, universidades, empresas públicas e privadas, clubes, até mesmo no setor do turismo. Confira:

Academias

Você já imaginou uma academia sem este profissional? Acho que não dá nem para pensar, não é mesmo? Afinal é ele que prescreve, orienta e acompanha o nosso treino com base no nosso objetivo. 

Em geral, além de prescrever treinamentos de força (musculação) ele também pode atuar como professor ou facilitador de diversas atividades, como natação, ginástica e Personal Trainer.

Escolas

Quem não lembra do professor de educação física que tanto empenhava para que fizéssemos alguma atividade física na escola, não é mesmo? Como já sabemos, a disciplina de educação física é obrigatória no ensino fundamental e médio de todas as escolas. Essa disciplina possibilita os alunos terem contato com atividades físicas e esportes específicos, criando o hábito, desde cedo, de praticar. Por isso, a contratação de um profissional de educação física nas escolas é essencial neste processo.

Universidades

Para aqueles que são apaixonados por pesquisa e por estudos da área de educação física, um ramo também possível de seguir é o acadêmico. O profissional que dedicar seus esforços para estudar mestrado e doutorado, por exemplo, tem grandes chances de se tornar professor universitário, para lecionar nas universidades para os futuros profissionais da área.

Empresas

Na atualidade, as empresas com pensamento estratégico já tem em seu planejamento, a inclusão dos serviços do profissional de Educação Física para atuar dentro da empresa com a elaboração e execução, por exemplo, de programas de ginástica laboral para os colaboradores da organização.

Clubes esportivos

Existe muito espaço para os profissionais de educação física dentro de clubes. Um bom exemplo é a preparação física de atletas, além de poderem atuar como facilitadores em atividades como artes marciais, natação, hidroginástica, entre outras.

Turismo

Nos últimos anos, cresceu bastante o setor de recreação no turismo. Hotéis, pousadas e até navios estão contratando profissionais de Educação Física para atuação em atividades recreativas com seus hóspedes.

Receba nossos conteúdos de Primeira mão.
Cadastre-se na nossa Newsletter.

Conclusão

Nosso objetivo com este artigo foi levá-lo a refletir na importância que tem um profissional de Educação Física em nossa vida. Você conhece algum? Dê um super abraço pois eles são empenhados a nos retirarem da zona de conforto e colocar o nosso corpo em ação.

No escopo deste texto, você pode conhecer quem são esses profissionais, o que eles fazem, qual a sua importância em nossas vidas e em quais setores eles podem atuar.

Pensa que acabou? 🙂 Fique atento que, durante esta semana, todos os dias vamos soltar um post novo sobre esses profissionais. Vamos comemorar a semana do profissional de educação física em grande estilo.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude-nos a divulgar esse importantes e significativo trabalho em nossas vidas. Bora lá?