Quer ter qualidade de vida? Busque primeiro a saúde!

Tempo de leitura: 4 minutos

No Blog Post de hoje, destrinchamos um pouco sobre ter qualidade de vida. Às vezes nos esquecemos que, para tê-la, estar feliz e de bem com a vida, é preciso buscar primeiro a saúde. Vamos lá?

Quando pensamos em qualidade de vida, logo a nossa mente nos leva a pensar em coisas do tipo morar bem, ter um carro, comer bem, estar bem acompanhado, ir a bons lugares, e muitas outras coisas.

OK, sabemos que tudo isso são ótimos indicadores de que estamos tendo, de certa forma, “qualidade de vida”. Mas, vamos refletir direito: o que é ter qualidade de vida?

Antes de tudo, devemos lembrar que, conquistar metas, adquirir bens, encontrar um amor e viver bem, são coisas que dependem única e exclusivamente de nós.

Assim, para que possamos enfrentar os obstáculos e conseguir tudo isso de que estamos falando, precisamos estar “bem” interna e externamente, não é mesmo?

Vamos supor: como é que vamos encontrar um verdadeiro amor, desses pra vida toda, se ao olharmos no “espelho” percebemos que não nos achamos bonitos, não nos gostamos e não acreditamos que somos capazes de conquistar alguém?

Mais um: como vamos subir na carreira, ganhar mais dinheiro para aumentar nosso conforto, se temos medo de falar com o chefe e mostrar o potencial que temos, ou ainda se não acreditamos que somos capazes de sempre melhorar e aprender mais?

Bom, acho que deu pra você entender que, um dos fatores que nos deixa fortes a enfrentar obstáculos, ter autoconfiança e seguir firme adiante, é a autoestima.

Se não temos autoestima, certamente teremos muito pouco de outras coisas, porque é ela que nos faz criar, ter forças e realmente ir além. E é aí que entra a atividade física…

Como a atividade física aumenta a qualidade de vida?

Já falamos em muitos posts mas nunca nos cansamos, pois é importante bater nesta tecla: a prática de atividade proporciona benefícios como tonificação muscular, condicionamento físico, flexibilidade, além de muitos outros já conhecidos. No entanto, o fundamental que precisamos saber é que a prática não melhora APENAS a saúde física, ela apresenta benefícios infinitamente superiores para a nossa saúde mental e psicológica.

Quando nos exercitamos regularmente, ocorre a liberação de duas substâncias importantes no nosso organismo.

Estamos falando da Dopamina e da Serotonina, que certamente você já ouviu falar. Pesquisas já provaram que elas trabalham em conjunto e que auxiliam o organismo a gerar sensação de bem-estar, satisfação e prazer, essenciais para o combate do stress, ansiedade e da depressão, os principais males que minam nossa autoestima e nos impossibilita de alcançar a tão sonhada qualidade de vida.

Leia também: 30 minutinhos de atividades diariamente já ajudam!

Fechando o nosso raciocínio, a força que precisamos, então, para alcançar sonhos, melhorar no emprego, comprar uma casa, encontrar um amor, viver feliz, ter mais saúde, ou seja, ter uma excelente qualidade de vida, está intimamente ligada à nossa saúde física, mental e psicológica.

A atividade física, portanto, é a principal fonte de “combustível” para que possamos chegar aonde queremos chegar. 🙂

Não deixe para depois

Sabendo de tudo isso que dissemos, está mais do que na hora de você começar a fazer algo de bom em prol de si próprio, não é mesmo?

Na Minas Fit Academia, além da tradicional musculação, você poderá ter acesso à diversas aulas coletivas em um ambiente com uma energia que somente frequentando você conseguirá compreender o que estamos falando.

Quero começar

Por fim, a gente sabe que talvez você não goste muito de frequentar academia, e isso não pode ser uma desculpa para não se exercitar.

Existem muitas atividades que podem ser feitas fora da academia, e uma delas é a caminhada: traz inúmeros benefícios e já é o suficiente para você conseguir bons resultados.

Ah, não posso deixar de lembrar que é muito importante consultar um médico para estar sempre por dentro de como anda a sua saúde e quais são as atividades físicas você poderá praticar sem restrições. Fica a dica! 😉

Gostou do artigo? Compartilhe com um amigo e deixe o seu comentário! 🙂