Treinamento funcional: o que é a modalidade e quais os seus benefícios

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já deve ter ouvido falar na modalidade de treinamento funcional, não é mesmo? Este tipo de exercício tem crescido bastante nas academias e cada vez mais as pessoas estão se tornando adeptas a este treinamento.

De forma bem simplificada, o Treinamento Funcional é uma modalidade que trabalha vários eixos do corpo, com movimentos que envolvem várias capacidades físicas, de forma integrada e específica.

Para esse tipo de treinamento, são utilizados alguns equipamentos que complementam a atividade, como bolas, cordas, elásticos, entre outros.

O exercício é muito procurado, pois ele ajuda o praticante a desenvolver uma aptidão física que vai auxiliar e facilitar os seus movimentos do dia a dia que são naturais do seu corpo, tais como agachar, pular, correr, puxar, empurrar, entre outros.

Quem pode fazer?

Você deve estar se perguntando se esta modalidade pode ser praticada por qualquer pessoa. É muito importante esclarecer que, qualquer atividade física que você for praticar, é imprescindível que exista uma orientação e acompanhamento, feitos por profissionais preparados para tal.

Com o treinamento funcional isso não poderia ser diferente. Todas as pessoas podem praticar a modalidade. Mas, é importante observar que podem existir restrições sim, em casos muito específicos e que, em geral, são indicadas pelo seu médico, caso exista algum problema de saúde que impeça a sua prática.

Por isso, o ideal é que você faça, periodicamente, exames e visitas ao médico, que é o único profissional que poderá restringir a sua prática de atividades físicas, incluindo o Treinamento Funcional.

Mas não se preocupe, se você já tem um costume de ir à academia, caminhar ou fazer atividades físicas do dia a dia, o Treinamento Funcional só irá ajudar.

Benefícios

Praticar atividade física, seja ela qual for, sempre lhe trará muitos motivos para continuar. Muitos problemas de saúde são agravados se a pessoa for sedentária, ou seja, quando não pratica nenhuma atividade física.

E isso vale para todos, pois as atividades físicas podem ajudar em muitos aspectos, especialmente com o excesso de peso, problemas cardíacos entre outros.

Os benefícios podem ser muitos. Todos eles ajudam na melhoria do desempenho das suas atividades diárias, trabalhando diversas capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto calórico maior.

Continue lendo esse blog post e confira uma série de benefícios que a modalidade poderá lhe proporcionar no dia a dia. Vamos lá?

Melhoria da flexibilidade

No dia a dia existem diversas tarefas, muitas vezes complexas ou não. Mas o que elas têm em comum é que exigem certa versatilidade dos seus movimentos. Com prática do Treinamento Funcional, haverá uma melhoria significativa quando o assunto for flexibilidade.

Treinamento de diversas habilidades motoras

As suas atividades do dia a dia ficarão muito mais fáceis de serem feitas. Se você sobe escada com frequência, agacha, precisa carregar algum tipo de peso ou permanecer em algumas posições que não sejam muito confortáveis, o Treinamento Funcional irá ajuda-lo a ter mais performance para essas habilidades motoras.

Melhora o sono

Quem não gosta de chegar ao final do dia com a sensação de dever cumprido, não é mesmo? Com a prática regular de atividade física, seu sono poderá ser muito mais aproveitado, proporcionando o descanso necessário ao seu organismo, para a continuidade das tarefas do dia seguinte, o que não poderia ser diferente com a prática do Treinamento Funcional.

Motivação constante no exercício

As atividades que são feitas no Treinamento Funcional possuem uma característica bastante interessante. Como são diferentes umas das outras, cada aula irá proporcionar uma intensa motivação, deixando os praticantes cada vez mais empolgados com a atividade.

Queima de gordura

Quem não gosta de perder aquela gordurinha que fica sempre em excesso no corpo, não é mesmo? Com o Treinamento Funcional, se praticado como orientado pelos professores, com certeza você terá bons motivos para continuar, pois, a perca calórica será um fato.

Melhora a postura

A postura correta é algo que todos deveriam prestar atenção. Para quem trabalha constantemente sentado, por exemplo, ou fazendo movimentos repetitivos, é muito importante que a postura corporal seja observada, tomando cuidados para não prejudicar a coluna ou provocar desconfortos e dores musculares.

O Treinamento Funcional atua como um educador para o seu corpo, deixando você sempre em alerta quando o assunto for postura corporal.

Excelente Anti stresse

Este benefício é um dos melhores. Com a quantidade de coisas que assumimos no dia a dia, por necessidade, muitas vezes, o Stress certamente rondeia e fica sempre presente, prejudicando nossas vidas como um todo.

Com a prática regular do Treinamento Funcional, haverá um estímulo ao seu organismo para a produção de hormônios e substâncias responsáveis por manter em equilíbrio, várias e ótimas coisas em nossa vida, entre elas, a felicidade, o sono e o humor.

Conclusão

Agora que vocês já conhecem um pouco mais da Modalidade Treinamento Funcional, como funciona, quem pode fazer e principalmente alguns dos principais benefícios, você terá motivos de sobra para começar já a se exercitar com o Treinamento Funcional.

Ainda não conhece ou quer entender de perto como funciona a modalidade? Clique aqui e marque agora uma aula experimental.

Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais. Quer ser notificado de primeira mão sobre todos os artigos que publicamos no Blogg Minas Fit? Então clique aqui